Repetições?! 8 ou 12? 15?

8 repetições é melhor que 12? 12 é melhor que 15? 15 é melhor que 8?
Na verdade, vou levar alguns posts, para explicar exatamente o porquê de cada “tanto” de repetição, mas vamos começar agora.
Para hipertrofia, existem 2 componentes fundamentais que se busca estimular:
-As miofibrilas (a parte contrátil)
-O sarcoplasma(aonde fica estocado a energia)

As miofibrilas são mais estimuladas por tensão, ou seja levantar pesado. Então para melhor estimular essa hipertrofia, o ideal seria trabalhar com repetições mínimas de 5 e até 8. (lembrando que não é escrito em pedra, e trabalhar com menos repetições tem sua valia). Por quê 5-8? Pois a carga utilizada para essa faixa de repetição é uma % alta do seu máximo dinâmico( popular RM).  Eu poderia dizer que seria X %, mas as pesquisas mais atuais indicam que tal prescrição não é o ideal, e trabalhar com zona de intensidade de RM é melhor(em outro post explicarei 😉 ).
E o volume? Quantas séries??? Muito bem, fazendo menos repetições, o intervalo de descanso tem que ser um pouco maior, para se manter qualidade de movimento, e já que fazemos menos repetições, fazer MAIS séries seria interessantes. Uma formula MUITO simples, busque sempre em 1 exercício fazer entre 24-48 repetições, ou seja, 5×5, 4×6, 5×6, 4×7, 4×8.

BONS TREINOS!!!

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  1. #1 por Baco em março 9, 2010 - 3:21 am

    E no caso das pirâmides?

    12 x 10 x 8
    10 x 8 x 6…

    Qual o melhor resultado?? Usar 4 x 8 ou fazer uma pirâmide?

    • #2 por Luchiano em março 9, 2010 - 4:10 pm

      Isso vai depender do teu treino se e pra hipertrofia ou definição !

      pra hipertrofia dependendo da sua serie vc poderia inplementar um drop set pra quebrar platos e comecar o desenvolvimento.

      Dica e sempre bom vc mudar sua serie de 2 em 2 meses!

  2. #3 por Renan em março 9, 2010 - 5:52 pm

    Fica difícil confiar no post sem saber o que significa a zona de intensidade do RM.

  3. #5 por jeff em março 23, 2010 - 12:22 am

    4×8 é o que há !
    claro com super pesos

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