Exercícios para emagrecer

O tema de hoje é um pouco polêmico, exercícios emagrecem? A verdade? A não ser que você seja atleta profissional, você não conseguirá compensar uma alimentação totalmente desregrada com treinamento.
Sr. Fitness”A parte boa? Exercício é fundamental para quem quer emagrecer, por diversos fatores:
-Manutenção e aumento da massa muscular.
-Aumento do Gasto Energético
-Melhora da composição corporal
-Melhora do perfil hormonal
-Melhora dos diversos problemas que o sedentarismo e a obesidade podem gerar.”

Enfim, diversos benefícios, mas o qual treino devo fazer para emagrecer? O primeiro passo é começar, a partir daí buscar melhorar seu condicionamento físico geral, pois quanto maior for sua capacidade de trabalho mais diversificado e eficaz o trabalho vai se tornar.
Todos meus alunos realizam musculação como principal trabalho em sua rotina, onde o trabalho é realizado de forma dinâmica alternando entre exercícios, para otimizar o tempo gasto na musculação e gastar mais energia. Um exemplo disso:
-Supino 10rep seguido de remada 10 rep – descanso de 30seg
-Agachamento 10rep seguido de abdominais 10 rep – descanso de 30seg.
-Desenvolvimento 10rep seguido de pulley frente 10 rep – descanso de 30seg.
-Avanço 10rep cada perna seguido de abdominais 10rep – descanso de 30seg.
-Triceps pulley 10rep seguido de rosca direto 10rep – descanso de 30seg.

Veja algumas abdominais para você diversificar seu treinamento:

Esse tipo de trabalho torna o treinamento mais dinâmico e voltado para os objetivos do aluno, obviamente que todo treinamento para dar resultado tem que ser elaborado de maneira personalizada, mas o exemplo acima ilustra um pouco do trabalho. Abraços e Bons treinos!

Anúncios
  1. #1 por Thársis em julho 10, 2010 - 10:18 pm

    Em uma rotina de dieta/treino com musculação e visando perda de massa gorda, às vezes, é difícil medir o desempenho, já que há ganho/perda de massa magra e perda/ganho de massa gorda.

    Acredito que uma boa avaliação é baseada na medidas de dobras cutâneas. Porém, há muitos protocolos na literatura, como: Densidade Corporal, Mcardle, 1992; Protocolo de Guedes, 1994; Protocolo de Faulkner, 1968; Protocolo de Pollock e col., 1984; Protocolo de T.G. Lohman,1987 etc.

    Qual protocolo é o mais utilizado e qual você acredita possuir a maior precisão para jovens do sexo masculino?

    • #2 por ricardowesley em julho 11, 2010 - 5:57 pm

      Existem diversos protocolos de avaliação realmente, importante ao utilizar um protocolo, buscar o que se assemelha mais ao seu publico/aluno. Existe até um de Slaughter et al que ele divide os jovens por cor da pele e idade(pré e pos pubere). Uma forma que muitas vezes utilizo para essa avalição é a medição de diversas dobras(7), sem utilização de formulas para estimar o % de Gordura.
      Atualmente procuro trabalhar com bioimpedância, pois torna a medida padrão e sem erro humano.
      Uma segunda questão é em uma rotina de treinamento o progresso na composição corporal deve ser mensurado, mas importante que o progresso no treinamento seja acompanhado também, com avaliações pré e pós, que incluam todas as funções corporais(força,flexibilidade,etc…)
      Abraços e Bons treinos!

      • #3 por Thársis em julho 11, 2010 - 10:33 pm

        Fiz um programinha para o calculo da %G utilizando os protocolos de MCardle, Guedes, Faulkner e Pollock e todos apresentaram resultados bem aproximados utilizando as minhas medidas. Tenho tomado o valor médio desses resultados como parâmetro para a minha %G.

        O problema do método de bioimpedância é a quantidade de requisitos para que a medição seja precisa. Isso torna, na minha opnião, o método pouco prático no dia-a-dia.

  2. #4 por ricardowesley em julho 11, 2010 - 10:37 pm

    Realmente não é tão prático, como disse minha preferência por esse método é o fato de que o aluno não se sente tão “invadido” e também se sente seguro dos resultados. Mas para fins de pesquisa utilizo sempre a avaliação de dobras cutâneas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s