Crianças, jovens e adolescentes

Acredito que a geração de jovens de hoje em dia sofre dos mesmos problemas que eu quando era pequeno, se não pior, a facilidade e oferta de produtos altamente gordurosos e açucarados e a falta de atividade física planejada e adequada torna uma tendência a problemas de saúde como obesidade e problemas posturais….
O problema mais comum é uma composição corporal e uma tendência a sobre peso pelo acumulo de gordura, isso é uma simples conta, se ingerir mais energia que consumir, você acabará acumulando na forma de gordura corporal, apesar de o exercício ter um papel fundamental no quesito gasto de energia, se a pessoa não estir disposta a emagrecer e ter concientização de ter um controle alimentar a tarefa se torna impossível.
Quantos aos problemas posturais cada vez mais comum crianças com problemas de postura não somente ocasionados pela falta de alongamento, mas também pela falta de uma educação do físico, onde é necessário aprender a andar, correr, agachar, pular, etc.
Eu possuo um aluno de 10 anos de idade, com sobrepeso, apesar do foto do aluno ser emagrecimento, é preciso cuidar da saúde dele, além de obviamente não esquecer que ele é uma criança, ele precisa experimentar movimentos, aprender a realizar as atividades físicas, e se divertir! Lógico, criança tem que ser criança, o grande segredo é se utilizar de artefatos que o aluno goste e aplicar sua metodologia em cima, por exemplo a utilização de uma bola de futebol para fazer exercícios de corrida.
Acredito que está nas mãos dos profissionais de educação física proporcionar um futuro saudável a população brasileira.

Abraços e Bons treinos!

Anúncios
  1. #1 por Elissandro Martins em setembro 2, 2010 - 3:02 pm

    Ótimo post Ms., e acho que está pior, estamos na era da imformatica, da coisa facil, cotroles remotos, video games, etc… praticamente as crianças nao brincam mais na rua como antes, e é papel de nós educadores fisicos resgatar as brincadeiras de rodas que podem dar a criança as qualidades fisicas basicas para que possam ter uma vida mais saudavel.

    Grande abraço professor e Parabéns pelo 1° de Setembro!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s