Treinamento Preventivo

Cada vez mais comum pessoas que ao buscarem resultados rápidos e por conta própria sem a correta orientação acabam por se lesionar. Mas como fazer então para que eu possa treinar sem me lesionar? Alguns pequenos exercícios são fundamentais, vou ilustrar alguns e suas articulaçõs.Para quem treina musculação pesado é importante cuidar da saúde articular vamos começar por exercício que atingem os principais “pontos críticos”:

Exercícios preventivos para Lombar:

Alongamentos:

Fortalecer o “manguito rotador”:

Treinar propriocepção/equilibrio:

Post com muitas imagens pois espero esclarecer detalhes a respeito de quais exercícios podem ser utilizados. Todos esses exercícios podem ser utilizados como aquecimento articular ou parte principal de um treinamento. Tenham sempre em mente que é um treino preventivo, cuidado e nunca utilizem cargas muito altas.
Abraços e Bons Treinos

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  1. #1 por thatupiso em dezembro 3, 2010 - 12:44 am

    Talvez a lesão mais frequente em treinos de musculação seja nos ombros. Nessa lesão, quase a totalidade eh referente ao manguito rotador, daí a importância de seu fortalecimento. Antes de qualquer treino de peitoral ou ombros esse grupo muscular deve ser bem aquecido.

    Só um detalhe, que a primeira figura de alongamento da cadeia superior, o senhor da foto está curvando as costas “tentando” encostar os dedos das mãos nos pés o que é ERRADO. Nunca curve as costas desse jeito.

    • #2 por ricardowesley em dezembro 3, 2010 - 7:08 am

      Não é errado.
      Como se alonga a musculatura eretora da coluna? Ela faz parte da cadeia posterior.
      Veja por exemplo o teste de “sentar e alcançar” no banco de Well´s mede a flexibilidade de toda cadeia posterior e é exatamente o mesmo movimento apenas sentado.

      Abraços e Bons Treinos.

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