Treinamento em Circuito para queimar mais gordura!

Post especial para nosso amigo Elissandro.
Como organizar um treinamento em circuito? É necessário alguma progressão especial? Quanto tempo de descanso? Quantos Exercícios?
Vamos entender como funciona o treinamento em circuito que vai ajudar você a dar aquela secada, trincada, emagrecida para estar pronto pro verão.

Vamos entender primeiramente que o circuito é uma metodologia de organizar os exercícios e ela serve a diversos propósitos, mas é normalmente utilizada como uma forma de potencializar a perca de gordura.
Como organizar os exercícios?
Comece por exercícios que alternem segmentos como: supino, agachamento, remada, abdominal.
Qual a forma de progressão?
Você pode intensificar se aumentar o número de exercícios, repetições, a carga ou diminuir o tempo de intervalo.
Qual tempo de descanso após um circuito?
Tradicionamente 2-3minutos para iniciantes, mas atletas avançados conseguem descansar até 30seg e manter o desempenho.

Como fica a organização do treino?
Quando se treina em circuito treinar 3x por semana o corpo todo é o mais próximo do ideal. Mas dependendo da organização do treinamento, principalmente se ele envolver mais movimentos funcionais e menos carga, é possível treinar 4,5,6 e até 7x por semana.

Quantas repetições?
Normalmente prefiro manter na faixa de 6-12, evitar repetições muitos altas e muitos baixas pois tornam o circuito muito rápido/devagar e muito monótono/longo.

Quantas séries?
Comece com 2 séries e progrida até no máximo 5 séries, acima disso a concentração caí muito.

Quais tipos de exercício posso utilizar?
Todos, desde exercícios em máquinas até exercícios funcionais. Gosto de utilizar deslocamentos e estabilizações, que tornam o treinamento diferenciado e potencializam a queima de gordura.
Abraços e Bons Treinos

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  1. #1 por Elissandro Martins em janeiro 15, 2011 - 12:54 pm

    vlw pelo esclarecimento, muito bom e mais uma vez muito obrigado pela atençao. Abração

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